A quarentena da Lôla

A Lôla é a minha filha de quatro patas, uma Shitzu muito fofa e manhosa de 6 anos de idade. Pouco antes da pandemia, e consequente quarentena, a Lôla me passou dois baita sustos, acho que ela já estava preparando meu coração pro que estava por vir.

O primeiro susto, foi a suspeita dela ter Leishmaniose, popularmente conhecida como Calazar. Pra encurtar a história, ela tinha perdido a pontinha da orelha (descobrimos que um cachorro grande da vizinha mordeu a pontinha – e arrancou um pequeno pedaço – em uma saída/fuga dela). A veterinária achou que era um dos sinais da doença, mas o exame deu negativo e depois desvendamos o mistério.

Passado o meu desespero, eis que aparece um nódulo em uma das mamas esquerdas. Pois bem, o diagnóstico foi de câncer de mama e a indicação foi de cirurgia para retirar todas as mamas do lado esquerdo (são interligadas e é o protocolo pra evitar metástase). Também foi recomendado castrar, já que um dos motivos dela ter desenvolvido a doença foi o fato dela não ser castrada e ainda ter usado pílula anticoncepcional. Eu obviamente não sabia disso, então se você tem uma cadela, castre o quanto antes e JAMAIS dê pílula ou injeção anticoncepcional. Pra mim foi um baque financeiro e emocional, chorei e me culpei bastante…

Depois de 5 dias de internação, deram banho nela e colocaram a roupa cirúrgica. Ela voltou pra casa bem, mas ainda mais dengosa.

A cirurgia foi um sucesso e ela ficou bem, na verdade ela está super bem. A quarentena dela começou aí, pós cirurgia. Nada de descer pra passear, era só ficar em casa tomando os remédios e com o curativo sendo trocado toda noite.

Quando ela estava totalmente recuperada, a quarentena já havia começado. Como ela faz xixi no tapete higiênico, que fica na sacada do apto, ela não sente tanta falta de descer, e optamos por não sair de casa, a não ser em caso de extrema necessidade.

Acontece que com essa de não sair de casa, a Lôla acabou ficando mais de um mês sem tomar banho. Não damos banho em casa porque o pêlo dela é enrolado, muito fácil de embolar, e se não secar ela direito, dá fungo na pele… é eu sei, um saco rs

Banho tomado.

O pelo dela cresceu muito rápido, e o PET aqui perto de casa onde ela costuma tomar banho, está fechado. Ou seja, chegou no ponto dela estar muito peluda, muito embolada, e muito fedida! Foi difícil mas optamos por tosar e dar banho nela em casa mesmo. Foram 3h pra tosar com uma máquina de cabelo, nada apropriada, e uma tesoura.

Foram umas 2h só pra aparar os pelos da carinha e das orelhas, mas valeu a pena, fiquei orgulhosa do resultado!

No fim do processo, tanto ela quanto eu estávamos exaustas, aí acabei deixando os acabamentos pro dia seguinte. Eu fiquei orgulhosa do resultado, optei por deixar a cabeça e o rabo peludos. Depois de dar banho em casa, eu consegui desembaraçar e deixar secar naturalmente. Ela está parecendo um cotonete? Está, mas também está perceptivelmente aliviada. Não está acostumada a ficar suja e já estava se coçando inteira.

A cara molhada é por ter acabado de beber água.

Agora ela vai ter que tomar banho em casa por um tempo (bom que ainda economizo uma graninha aí, rs) até essa quarentena acabar e o pêlo crescer o suficiente pra eu levar ela no PET pra fazer um corte descente.

E é isso, as coisas vão se adaptando e seguimos em quarentena. A Lolâ também já foi impactada hahaha mas nada que ela não vá superar. Minha filha é uma guerreira, passou por uma cirurgia de grande porte e uma castração, e saiu plena! Uma quarentena e visual de cotonete vão ser fichinha pra ela.

Deixe um comentário